top of page
Joana Oliveira
Joana Oliveira nasceu em 1996, em Aveiro, e desde cedo demonstrou uma paixão inabalável pelo mundo das artes performativas.
Iniciou-se no ballet aos três anos e, ao longo da infância, participou em aulas extracurriculares de teatro e canto, envolvendo-se em várias produções amadoras.
Aos 15 anos, em 2011, Joana ingressou no curso de Interpretação da Academia Contemporânea do Espectáculo, no Porto.
Após concluir o curso em 2014, mudou-se para Lisboa, onde fez um curso de Cinema e TV na Restart.
Em seguida, prosseguiu os estudos superiores em Artes Performativas na ESTAL.
A sua estreia profissional em teatro musical deu-se em 2016, no espetáculo "Pinóquio - Um Musical para Sonhar", produzido pela Plateia D'emoções, onde interpretou o papel de Fada Azul.
Este foi o início de uma bonita carreira no teatro musical, que inclui produções como "A Terra dos Sonhos", criação original de Matilde Trocado e Artur Guimarães, "A Bela e o Monstro no Gelo", no papel de Bela, produzido pela Am Live, "Grease" como Marty, e "Madagascar", ambos produzidos pela Yellow Star Company.
Além de teatro musical, Joana integrou o elenco de várias peças de teatro, curtas- metragens e videoclipes.
Em 2020, durante a pandemia, decidiu mudar-se para Londres para estudar teatro musical na ICMT, onde teve a oportunidade de aprender com grandes profissionais da West End.
Como projeto final do curso, integrou o elenco do musical Rent.
Regressou a Portugal no final de 2023, e ainda nesse ano participou em Perlim com dois espetáculos da Ponto Produções.
Atualmente, está de volta à Plateia D'emoções, onde se sente em casa, pois foi onde iniciou a sua carreira profissional.
Joana está entusiasmada por integrar novamente o elenco de "Pinóquio - Um Musical para Sonhar" e assumir o papel da Sra. Van Dann no musical "Anne Frank".
Ela vê estes novos desafios com grande alegria e sente-se ansiosa por continuar a sua trajetória artística no teatro musical.
bottom of page